Notícias
COMUNICADO - Lei das Eleições (Lei Federal no 9504/97)
Em cumprimento à Lei Federal n. 9504/97, informamos que durante o período eleitoral (de 15/08/2020 à 15/11/2020), não serão publicadas novas notícias no site institucional do município, já que esta conduta é vedada por Lei. Em 16/11/2020 as notícias voltarão a ser veiculadas. Os demais serviços funcionarão normalmente.
Presidenta da Câmara de Iaras protocola ofícios ao executivo municipal
No último dia 26 de junho a Presidenta da Câmara Municipal de Iaras Tita do Assentamento, protocolou ao executivo municipal dois ofícios onde solicita ao prefeito que seja colocado a disposição nos banheiros público da Praça Monção álcool em gel e o sabonete líquido, outro ofício solicita a regularização das entregas dos kits alimentação dos alunos da rede pública municipal e que uma ambulância seja disponibilizada 24 horas no ESF Rural do Assentamento Zumbi dos Palmares, esses ofícios são pedidos ao prefeito para o bem da população e esperamos que eles sejam atendidos , destacou a Presidente da Câmara TITA DO ASSENTAMENTO.
Projeto que reduzia cargos comissionados na Câmara de Iaras foi rejeitado por maioria de votos dos vereadores da casa
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Iaras apresentou o Projeto de Lei Complementar nº 09/2020, na última segunda feira em sessão extraordinária, o projeto no qual pretendia alterar as atribuições dos cargos de provimento em comissão ja existentes nos quadros de servidores do legislativo de Iaras, bem como extinguir uma das vagas existentes. O referido projeto de lei busca adequar as atribuições dos cargos comissionados de maneira a se compatibilizarem com a constituição federal, o referido projeto foi rejeitado por 6 votos contrario e 3 a favor do projeto de lei, que no final de semana teve repercussão após uma postagem no Facebook fazendo crer que a câmara municipal estaria criando novos cargos e consequentemente aumentando gastos públicos com o funcionalismo público, o que foi prontamente desmentido na Página oficial da Câmara no Facebook, assim se instaurou verdadeira polêmica na cidade fazendo então com o que os edis acabassem votando contra o projeto.
Estou com a consciência tranquila mesmo o projeto sendo rejeitado pela maioria dos vereadores, procurei fazer o melhor Infelizmente foi reprovado, destacou a Presidenta da Casa Tita do Assentamento.
Câmara de Iaras solicita ao Prefeito Municipal a testagem da população para a Covid-19
Os vereadores da Câmara Municipal de Iaras solicitaram ao prefeito municipal que proceda a aquisição de exames para realização massiva de testes da Covid-19, especialmente em razão da existência de casos positivos noticiados no município de Iaras.
Seria importante a testagem da população para sabermos a realidade do nosso município principalmente àqueles pacientes que ficam assintomáticos, destacou a Presidenta da Câmara Tita do Assentamento.
Câmara de Iaras solicita ao Prefeito Municipal a aquisição de álcool gel para as repartições públicas
Os vereadores da Câmara Municipal de Iaras solicitaram ao prefeito municipal que proceda a através do setor competente a aquisição e a disponibilização de álcool em gel nas repartições públicas do Poder Executivo de Iaras, principalmente nos locais que prestam atendimento â saúde e a disponibilização de álcool em gel para as pessoas carentes do município.
O álcool em gel é muito importante ao combate da pandemia então solicitamos ao prefeito que disponibilize aos carentes o álcool em gel e nas repartições publicas também, frisou a Presidenta da Câmara Tita do Assentamento.
Nota de esclarecimento sobre o PLC nº 09/2020
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Iaras apresentou o Projeto de Lei Complementar nº 09/2020, no qual pretende ALTERAR as atribuições dos cargos de provimento em comissão JÁ EXISTENTES nos quadros de servidores do legislativo de Iaras, bem como EXTINGUIR uma das vagas existentes. Referido projeto de lei busca adequar as atribuições dos cargos comissionados de maneira a se compatibilizarem com a constituição federal. Portanto se trata de FAKE NEWS algumas notícias veiculadas em redes sociais, onde dizem que a Câmara de Iaras estaria criando novos cargos comissionados, o que se mostra totalmente inverídico e a Mesa Diretora buscará as medidas legais contra divulgação e disseminação de informações falsas, pois pelo contrário, o PLC busca em verdade extinguir vaga existente, de maneira a diminuir os cargos destinados ao provimento em comissão.
Câmara de Iaras retoma atividades internas a partir desta segunda-feira
A Câmara de Iaras resolveu por deliberação da Mesa Diretora da Câmara que as atividades presenciais serão retomadas a partir da próxima segunda feira (08/06/2020) em período integral, porém o acesso ao público permanecerá restrito em razão das determinações e orientações das autoridades de saúde.
A população continuará sendo atendida pelos canais de comunicação Whatsapp e email oficial que continuam à disposição dos munícipes.
O momento ainda é de prevenção, de tomarmos todos os cuidados contra essa pandemia, mas é um recomeço importante para todos os colaboradores, vereadores e em breve vamos voltar ao normal, destacou a Presidenta da Casa Tita do Assentamento.
Câmara Municipal de Iaras realiza reunião sobre as ações na Pandemia da Covid-19
Na ultima quinta feira 21 de maio nas dependências da Câmara Municipal de Iaras aconteceu uma reunião sobre a Pandemia da Covid-19, com a presença da Presidenta da casa Tita do Assentamento, dos vereadores Cateto do Régis, Mário Marcolino, Orlandinho, Márcia Dias , Salada e Zé Dias, além do Procurador Jurídico da Casa Dr Rodrigo e o procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Iaras Dr. João Gabriel onde estiveram presentes no plenário da câmara e remotamente presente na reunião Dr. Paulo.
O assunto da reunião foi o Projeto de Lei complementar n° 07/2020 que acabou sendo substituído pelo n° 08/2020 em razão das melhorias a pedido dos vereadores o prefeito acatou e alterou o projeto que será submetido a votação em sessão extraordinário, e sobre as ações para conter o avanço da Pandemia da Covid-19 no município de Iaras, além das medidas que vem sendo tomadas pelo executivo através das secretaria da Saúde e demais secretárias que estão unidas para desenvolver as melhores ações para a população, e com o apoio total da Câmara de vereadores que esta ao lado do executivo neste momento difícil que todos os brasileiros estão passando e as perspectivas para o futuro, com a retomada da normalidade dentro de cada esfera municipal seja econômico . de prevenção e a saúde em modo geral.
Estamos todos unidos nos vereadores a Prefeitura Municipal de Iaras para que consigamos combater essa pandemia dentro do nosso município e sempre buscar o bem para nossa população, frisou a Presidenta da Casa Tita do Assentamento.
Prefeitura Municipal de Iaras realiza barreira sanitária no Município
A Prefeitura Municipal de Iaras através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Policia Militar, instalou barreiras sanitárias nas 3 entradas da cidade, na entrada via Castelo Branco na Av. Pinheiro Machado, na entrada via Águas Santa Barbara na Praça Monção e na entrada via Cerqueira César na Avenida Ataliba Leonel. O bloqueio sanitário vai até ás 7:00horas da manhã de segunda-feira 25/05, a medida se faz necessário devido a Pandemia que se alastra pelo interior de São Paulo e ao mega feriado decretado em algumas cidades como a Capital Paulista.
Na parada as pessoas terão sua temperatura aferida e um questionário rápido com as pessoas, a prefeitura estará montando uma estrutura para os bloqueios bem como o encaminhando se necessário de pessoas que estiverem com temperatura elevada que serão conduzidas até a UBS do município que contara com uma equipe de atendimento durante todos os dias da ação. Todos os vereadores da Câmara Municipal está apoiando essa ação de prevenção onde buscamos sempre o bem estar dos nossos munícipes de acordo com a Presidenta da Câmara de Iaras Tita do Assentamento.
Câmara de Iaras realiza com sucesso a primeira audiência pública tele presencial
A Câmara Municipal de Iaras na última segunda-feira (18/05/2020) realizou sua primeira audiência pública em formato tele presencial, na qual contou com a participação da presidenta do legislativo municipal (vereadora Tita do Assentamento) o vice-presidente (Orlandino Daniel), os membros da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (vereadores Regiclebson do Carmo Gonçalves, José Dias Machado e Mozart Peixoto Inácio), o procurador jurídico da Câmara (Rodrigo Vieira Pinto), e de maneira remota a equipe de contabilidade da Câmara Greliz Silvestrim e Marcela Rapete Pizol. O tema tratado na audiência pública foi a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021. Alguns cidadãos ingressaram de maneira remota por meio da ferramenta gratuita google meet, que foi adotada pela Câmara Municipal para a realização desta importante reunião, e estava disponível para qualquer pessoa interessada para não só assistir, como também interagir com os vereadores e o corpo técnico. Durante os debates foram apresentadas as particularidades do projeto de LDO (Projeto de Lei Municipal nº 17/2021 disponível para consulta no site oficial da câmara municipal na parte “proposituras”, podendo ser acessado também por meio deste link https://bit.ly/3bKMmtt), que tem como a principal finalidade orientar a elaboração do orçamento fiscal e de investimento do Poder Público Municipal, incluindo os Poderes Executivo e Legislativo, sintonizando a Lei Orçamentária Anual (LOA) com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. A audiência pública pode ser considerada um sucesso, sendo dito pela presidenta Tita do Assentamento que pretende adotar a utilização deste formato para futuras reuniões, de maneira a se permitir cada vez mais a participação popular nos atos públicos.
Câmara de Iaras realizará primeira Audiência Pública virtual
Em decorrência da Pandemia do Covid-19 e assim das orientações das autoridades sanitárias a Presidenta da casa Tita do assentamento em conversa com o procurador jurídico encontraram uma forma para que a transparência e a participação popular pudesse ser conservada e assim a Câmara Municipal de Iaras realizará a primeira audiência pública virtual, sendo a Audiência Pública da LDO 2021 na segunda-feira dia 18/05/2020 as 18h30h a audiência pública sem a presença do público,mas todos poderão acompanhar e participar pela plataforma digital google meet essa plataforma pode ser acessada por qualquer pessoa, seja por celular ou computador acessando o link https://meet.google.com/tmt-yhtm-txs, no caso do celular basta baixar o app google meet. e no computador basta acessar o link em qualquer navegador sem necessidade de instalar o programa, essa foi a forma que encontramos para que a nossa população pudesse participar da audiência com toda segurança que as autoridades sanitárias nos recomenda neste período de pandemia, frisou a Presidenta da Câmara Tita do Assentamento. Obs. Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, favor entrar em contato pelo Whatsapp da Câmara no telefone (14) 37641202.
Câmara de Iaras aprova projeto de lei instituindo o Diário Oficial Eletrônico
Na ultima segunda feira 04 de maio de 2020 em sessão ordinária na Câmara Municipal de Iaras foi a aprovado por unanimidade de votos em 2º turno o projeto de lei de numero 016/2020 que instituiu diário oficial digital do município de Iaras com meio oficial de comunicação, publicidade e divulgação dos atos do Poder Executivo e legislativo, o projeto foi aprovado.
O projeto vai permitir as pessoas de terem acesso pelo site oficial da prefeitura e da câmara de todos os atos dos poderes aumentando a transparência.
Câmara Municipal de Iaras pede esclarecimentos ao Banco do Brasil de Iaras
A Câmara Municipal de Iaras questionou via documento à Agência do Banco do Brasil de Iaras depois que munícipes começaram a reclamar dos serviços prestados pela instituição bancária, reclamações foram feitas a vários vereadores da casa e inclusive nas redes sociais, assim a maioria dos vereadores assinaram o oficio que questionou o banco sobre o assunto, o Banco respondeu via oficio a Câmara de vereadores que estão cumprindo as exigências dos decretos federais e municipal.
A Câmara oficiou ao Ministério Público sobre o assunto que também é tratado pela Prefeitura Municipal, onde o intuito de todos é que a população não fica desassistida com os serviços essenciais do banco.
Comunicado à População de Iaras
COMUNICADO
CONSIDERANDO a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV) pelo Ministério da Saúde (Portaria nº 188/GM/MS);
CONSIDERANDO o disposto no Ato da Mesa nº 11/2020 e Lei Complementar nº 135, de 27 de maio de 2020;
Está suspenso o atendimento presencial, enquanto perdurarem as orientações de distanciamento social, com exceção do serviço de protocolo.
Neste período o atendimento ao público externo será realizado EXCLUSIVAMENTE por meio dos seguintes canais:
I – E-mail institucional: contato@camaraiaras.sp.gov.br;
II – WhatsApp da Câmara: (14) 3764-1202
A Mesa Diretora da Câmara editou mais um Ato dispondo sobre procedimentos em virtude da COVID-19
Em razão da emergência de saúde pública de proporção mundial, e seguindo os protocolos editados pela União e pelo Estado de São Paulo, a Câmara estabeleceu diversas regras para evitar a contaminação e propagação da COVID-19 no âmbito de sua atuação.
A Mesa Diretora da Câmara editou Ato dispondo sobre procedimentos e regras em virtude da COVID-19
O Ato dispõe sobre os procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e á propagação do COVID - 19 no âmbito da Câmara Municipal de Iaras.
Orlandino Daniel toma posse como vereador e é eleito vice-presidente da Câmara
No ultimo dia 21 de fevereiro nas dependências da Câmara Municipal de Iaras Orlandino Daniel o popular Orlandinho assumiu o cargo de vereador onde o mesmo era suplente do ex vereador Patrick Morales que renunciou o mandato, Orlandinho já foi vereador na cidade de Iaras, participaram da posse os vereadores, José Dias, Mario Marcolino, Jonas, Cateto do Régis e a Presidenta da Casa Tita do Assentamento, e na ultima segunda feira em sessão extraordinária Orlandinho por unanimidade foi eleito vice presidente da casa, já que o cargo estava vago desde que a Presidenta da Casa Tita do Assentamento deixou o cargo para assumir a presidência, estou muito feliz em voltar a esta casa de leis e assim me comprometo mais uma vez com a população de Iaras e meus colegas vereadores a ajudar e trabalhar por nossa cidade, destacou Orlandinho
Marilucia Pereira de Souza (Tita do Assentamento) assume a presidência da Câmara de Iaras
Com a renúncia de Patrick Hernandes Morales ocorrida no dia 13 de fevereiro de 2020, Tita do Assentamento que era a vice-presidente da Câmara eleita para o Biênio 2019/2020, assumiu na plenitude a presidência da Casa.
A Polícia Militar de Iaras comemora o recebimento de mais uma viatura para cidade
No último dia 10 o Vice Prefeito Quinha, Presidente da Câmara Patrick Morales e o Sargento Vilela, estiveram na cidade de Avaré participando de evento onde foi realizada a entrega de uma viatura modelo Spin para a Polícia Militar do município de Iaras, esta viatura será de extrema importância para a segurança pública do nosso município.
Gostaríamos de agradecer ao governador Marcio França por ter atendido a esta importante demanda de nossa Iaras frisou o presidente Patrick Morales
Autoridades do Município de Iaras fazem solicitações ao Deputado Estadual Ricardo Madalena
Na última terça feira 27 de novembro o Presidente da Câmara de Iaras Patrick Morales acompanhado da Presidente do Conselho Tutelar do município a senhora Carmem Lúcia Peão, a conselheira Tatiane Santiago estiveram na cidade de São Paulo para uma reunião na Alesp com o deputado Estadual Ricardo Madalena, na ocasião foi protocolado um ofício solicitando veículo para o Conselho Tutelar, veículo este que será de grande importância para o atendimento das crianças e adolescentes do nosso município.
Desde já agradecemos ao Deputado por ter nos recebido e aguardaremos pela resposta positiva frisou o Presidente Patrick Morales
Audiência Pública LOA-2020
A Câmara Municipal de Iaras convida a toda população a participar da audiência publica da LOA Lei Orçamentaria Anual 2020, que acontece no dia 13/11/19 ás 20h na Câmara Municipal de Iaras, sua presença é muito importante.
SABESP atende reivindicação da Câmara de Iaras
No mês de agosto o presidente da Câmara Patrick Morales se reuniu com o senhor Ivan Sobral que é o Superintendente da Sabesp, naquela oportunidade informou ao mesmo que duas ruas em Iaras, ainda não tinham rede de água e de esgoto, Rua Luzia Aparecida Sacomano dos Santos e a Rua João Moreira de Oliveira, o presidente obteve uma resposta no dia 17/10, o senhor Altieres que é o encarregado da Sabesp na cidade informou que a extensão de água e esgoto da rua Luzia Aparecida Sacomano dos Santos já tiveram suas obras finalizadas e que os moradores já estão dando início à ligação, sobre a rua João Moreira de Oliveira foi aprovada a primeira etapa e dirigida para análise para que a Sabesp futuramente possa se programar para suas obras.
Agora vamos lutar para que a Sabesp faça nosso próprio poço de água no município para tentar solucionar os problemas com a falta de água, Desde de já agradeço o Senhor Ivan e o senhor Altieres por terem atendido mais um pedido nosso, frisou Patrick.
Vereadores de Iaras tem pedidos atendidos pelo Deputado Estadual Ênio Tato
No mês de Fevereiro do ano de 2017 o vereador Zalo e O Presidente da Casa Patrick Morales estiveram na Alesp em São Paulo com o senhor Toninho que é assessor de Enio Tatto Deputado Estadual (PT), o vereador Zalo e o Presidente fizeram alguns pedidos para o assessor para saúde e infraestrutura do município, no dia de hoje as publicações do Diário Oficial as duas emendas do Deputado para a cidade feitas ao orçamento do Estado, que criam a possibilidade do município receber estes investimentos, Deputado fez sua parte na qual agora depende da aprovação do governador, a primeira emenda no valor de R$ 200.000,00 para criação do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e a segunda emenda no valor de R$ 100.000,00 para implantação de república para idosos de baixa renda no MUNICIPIO DE IARAS, ambas as emendas de extrema importância para Iaras, gostaria de agradecer ao Deputado Enio Tatto por ter lembrando de nossa Iaras.
O Município de Iaras receberá recursos provenientes do pré-sal
Até dezembro deste ano, serão liberados R$ 864.691,12 para investimentos na cidade de Iaras.
Este fundo provém dos recursos do leilão de petróleo do pré-sal , que será dividido entre municípios e estados.
Estes recursos são muito importantes para o desenvolvimento dos municípios,
Entenda o recurso: Em 2010 a Petrobrás e a União firmaram um acordo para exploração de 5 bilhões de barris de petróleo em áreas do pré-sal pelo prazo de 40 anos.
Os excedentes são os volumes descobertos de petróleo, que ultrapassam os 5 bilhões de barris inicialmente estipulados e, segundo estimativas, podem chegar a 15 milhões de barris de óleo equivalente.
Este valor excedente será destinado para investimento nos municípios que fazem parte do rateio.
A Câmara Municipal de Iaras firmou convênio com CIEE para seleção de estagiários
A Câmara Municipal de Iaras após aprovar por unanimidade a Resolução nº 01/2019, firmou parceria com o CIEE para contratação de estagiários que estejam cursando ensino superior, para atuar junto a Câmara. A bolsa mensal aprovada é de R$ 700,00 e mais R$ 50,00 de auxílio transporte, além do estagiário contar com seguro contra acidente de trabalho.
Ao todo foram autorizadas 3 vagas, sendo uma para estudante de direito, e 2 para cursos compatíveis com as atividades administrativas da casa. A contratação será feita mediante aprovação em processo seletivo (prova de múltipla escolha) a ser realizado pelo próprio CIEE. O edital do processo seletivo está em fase de preparação, e será divulgado nos próximos dias. De início será contratado um estagiário, mas a possibilidade de no início do próximo ano serem chamadas os outros 2.
Assessores do Deputado Federal Baleia Rossi Estiveram na Câmara de Iaras
Na manhã do último dia 9 de outubro na Câmara Municipal de Iaras o Presidente da Casa recebeu a munícipe Neide da Farmácia e dos assessores do Deputado Federal Baleia Rossi Everton e Girotto, os mesmo fizeram questão de passar pelo município de Iaras e na ocasião o Presidente falou d as demandas de Iaras, apresentando diversos pedidos a serem levados ao Deputado, sendo um deles, a possibilidade de uma emenda no valor R$250.000,00 para custeio da saúde. Os assessores se comprometeram a pessoalmente levar tais demandas ao Deputado Baleia Rossi. Gostaria de agradecer a Neide da Farmácia pelo agendamento da reunião e pela oportunidade de fazemos os pedidos para o nosso município, agradeço também a Éverton e Girotto pela disponibilidade, destacou Patrick
Patrick Morales se Reúne com Deputado Estadual Ricardo Madalena
Na tarde desta terça feira o presidente da Câmara Patrick Morales esteve em São Paulo na Alesp, no Gabinete do Deputado Estadual Ricardo Madalena, onde o mesmo algumas solicitações e prioridades para o município de Iaras ,foi solicitado ao deputado uma emenda para a saúde, mais especificamente com relação a grande demanda de exames e pequenas cirurgias que vários munícipes estão aguardando há tempos.
O Deputado é o presidente da comissão de Transportes da Alesp, assim o presidente aproveitou a oportunidade para pleitear a inclusão do município de Iaras junto à linha de ônibus que a empresa Manoel Rodrigues faz (Avare, Cerqueira César e Águas de Santa Bárbara) que atualmente deixa Iaras fora desta linha.
O Deputado se comprometeu a fazer empenho para ajudar nossa Iaras, disse Patrick.
O Presidente do Legislativo de Iaras se Reune com o Superintendente da SABESP
No último dia 6 de outubro o presidente da Câmara Patrick Morales esteve no município de Águas de Santa Bárbara no escritório da Sabesp onde protocolou um ofício para ser encaminhado ao superintendente da empresa, Ivan Sobral, cobrando sobre a falta de água no Município no último final de semana em Iaras, também foi pedido para que a Sabesp busque explorar a própria água do município, inclusive com a construção de um poço exclusivo.
Presidente da Câmara de Iaras Solicita Informações Sobre Ações do Outubro Rosa
No dia 3 de outubro o presidente da Câmara Patrick Morales esteve na Secretaria Municipal de Saúde e protocolou pedido sobre as Ações da campanha deste mês, Outubro Rosa - Controle do câncer de mama, o oficio foi para a senhora Alice Aparecida Carnaval que é a secretaria de saúde do município, onde solicita informações a respeito das pautas e ações adotadas a prevenção e controle do câncer de mama na cidade de Iaras.
O Presidente da Câmara Municipal Recebe a Coordenadora do Polo Faculdade Estácio
Na manhã de 01 de outubro nas dependências da Câmara Municipal de Iaras o Presidente da Câmara Patrick Morales recebeu Adriana Silvério que é a coordenadora da Faculdade Estácio no município de IARAS onde a mesma informou que a faculdade atendeu a solicitação e irá fornecer 5 bolsas integrais para serem dadas através do Projeto Medalha Luiz Fernando Rosa para os melhores alunos do ensino médio deste ano em Iaras. Novamente gostaria de agradecer à Faculdade Estácio e à coordenadora Adriana pela grande contribuição pelo futuro de nossos jovens, agradeceu Patrick Morales.
Ações do documento