Notícias

por Interlegis — publicado 11/05/2023 19h58, última modificação 11/05/2023 22h57
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Aprovada redução de cargos comissionados na Câmara de Iaras

por Pedro Damiano publicado 22/09/2021 13h50, última modificação 23/09/2021 19h59
Projeto de Lei Complementar nº 05/2021 foi aprovado na última Sessão Ordinária.

Na noite do dia 20 de Setembro de 2021 na 15° Sessão Ordinária foi aprovado o projeto que readequa os cargos comissionados e extingui uma das vagas. O projeto de Lei Complementar nº 05/2021, visa adequar as atribuições dos cargos de provimento em comissão às recomendações do tribunal de contas e ministério público do estado, de modo que sejam compatíveis com direção, chefia e assessoramento.

Visa ainda readequar o atual cargo de escriturário, de forma que passe a se chamar Oficial Legislativo, com novas atribuições, uma vez que referido cargo encontra-se vago e se faz necessária a realização de um concurso público para seu provimento.

Atualmente, apesar da existência dos cargos, a Câmara Municipal de Iaras não possui funcionários comissionados contratados, sendo que todos os servidores são concursados.

As sessões da Câmara serão transmitidas ao vivo

por Pedro Damiano publicado 20/09/2021 15h55, última modificação 20/09/2021 16h58
Com a aprovação do Projeto de Resolução n° 7/2021, se tornou obrigatória a transmissão de todas as sessões públicas da Câmara Municipal de Iaras.

À partir de hoje, as sessões da Câmara, serão transmitidas ao vivo, pelas páginas oficiais do órgão no facebook e youtube (links abaixo).

Com a aprovação do projeto de resolução n° 7/2021 de autoria da Mesa Diretora da Casa, tornou-se obrigatória a transmissão das sessões pela internet, permitindo o acesso ao público em geral.

Em cento e vinte dias o sistema de transmissão deverá estar operando de maneira plena, porém a partir da sessão ordinária de hoje (20/09/2021), já se iniciarão as transmissões, ainda que de maneira adaptada.

Segue o link onde será transmitida a sessão de hoje:

Facebook: https://www.facebook.com/camaramunicipaldeiaras

 

A Câmara de Iaras sediará evento do "Setembro Verde"

por Pedro Damiano publicado 16/09/2021 10h30, última modificação 16/09/2021 11h21
O 1º Ciclo de Palestras sobre a "Inclusão Social da Pessoa com deficiência será realizado na Câmara Municipal de Iaras

No próximo dia 21 (terça-feira), às 19h, será realizado no plenário "Vereador Henrique Presser", no prédio da Câmara Municipal de Iaras "Francisca Angelo Morales, o 1º Ciclo de Palestras sobre a "Inclusão Social da Pessoa com Deficiência".

O evento contará coma presença de Ricardo Gonçalves (Diretor APAE Cerq. César), Aline Camacho (Coordenadora Pedagógica), Amanda Picanço (Coordenadora de Saúde APAE Cerq. César), Dra Elaine da Silva (Psicóloga), Dra Elaine Botelho (Advogada – Mãe e ativista nos direitos das pessoas com deficiência) e também com a participação especial de duas mães Tatiane Priscila dos Santos (Mãe do Lorenzo diagnosticado com TEA) e Aline Costa Benevides (Mãe do Levi e do Isac, ambos deficientes visuais).

Esse ciclo de debates tem por objetivo a conscientização da população sobre a inclusão social da pessoa com deficiência e faz parte do denominado mês "Setembro Verde", instituído em Iaras-SP, por meio da Lei Municipal nº 797, de 28 de agosto de 2018.

A presidenta da Câmara - Tita do Assentamento, convida a todos os interessados a participar deste importante evento, que apesar das restrições impostas em decorrência da COVID-19, contará com a presença de público (reduzida), e também transmitirá ao vivo pelo facebook oficial da Câmara Municipal (https://www.facebook.com/camaramunicipaldeiaras).

 

Câmara Municipal de Iaras agora no Instagram.

por Pedro Damiano publicado 14/09/2021 15h55, última modificação 16/09/2021 14h14
Acompanhe a Câmara agora no Instagram!

No dia 10 de Setembro de 2021, a Câmara Municipal de Iaras passou a contar com mais uma plataforma de comunicação - a rede social Instagram, pela qual se dará ainda mais transparência aos cidadão.

O user da conta é: @camaramunicipaldeiaras.

Nos sigam para ter acesso às novidades do Legislativo de Iaras.

Cerimônia de denominação do edifício da Câmara

por Pedro Damiano publicado 10/09/2021 13h55, última modificação 10/09/2021 14h36
A Câmara Municipal de Iaras realizou cerimônia para o descerramento da placa de homenagem à Francisca Angelo Morales

Com a aprovação da Lei Municipal nº 883, de 24 de maio de 2021, de autoria da presidenta da Câmara Tita do Assentamento, realizou-se  em 27 de Agosto de 2021, solenidade de descerramento da placa de denominação do prédio do Legislativo de Iaras, que passou a se denominar "Câmara Municipal de Iaras edifício Francisca Angelo Morales".

A cerimômia foi celebrada por autoridades municipais e contou com a presença populares, familiares e amigos da ex-vereadora e ex-presidente desta casa de leis a Sra. Francisca Ângelo Morales.

Este ato simbólico marcou a denominação e a reinauguração do prédio do Poder Legislativo de Iaras.

Contratação do primeiro estagiário através do CIEE

por Pedro Damiano publicado 10/09/2021 10h25, última modificação 10/09/2021 10h57
Concluído o processo seletivo para a contratação dos primeiros estagiários na Câmara Municipal de Iaras.

O CIEE promoveu o primeiro processo seletivo para a contratação de Estagiários para o Poder Legislativo de Iaras, permitindo a convocação e contratação do primeiro colocado, Pedro Henrique Sabino Damiano, 20 anos e estudante de Publicidade e Propaganda na Faculdade Eduvale de Avaré, como o sendo o primeiro estagiário a ser contratado pela Câmara de Iaras.

A presidenta Tita do Assentamento enalteceu o estudante desejando-lhe boas vindas, dizendo que com essa contratação a Câmara de Iaras inicia um novo ciclo de promoção do conhecimento aos jovens estudantes. 

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma associação brasileira, de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e reconhecida de utilidade pública, que, dentre vários programas, possibilita aos jovens estudantes brasileiros, uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho, por meio de treinamentos e programas de estágio e aprendizagem.

Independência do Brasil

por Pedro Damiano publicado 10/09/2021 10h25, última modificação 10/09/2021 11h08
A Câmara Municipal de Iaras celebra o dia da independência

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Esse feito é o grande momento onde o país deixa de ser uma colônia portuguesa e passa a ser uma nação independente, o Brasil se desvinculava definitivamente de Portugal.

Com esse ato em 1822 deu início a Democracia no Brasil que só foi concretizada no dia 15 de Novembro de 1889 com a Proclamação da República onde o país deixava de ser império e se tornava república, no transcorrer da história brasileira, entretanto, nem sempre a democracia prevaleceu. Passamos por ditaduras, eleições suspensas ou indiretas e cassações políticas.

Nossa atual fase democrática ainda é recente. Foi iniciada após a abertura política, que teve seu ápice na primeira eleição presidencial, em 1989, após o fim das eleições indiretas que prevaleceram no período da ditadura militar.

Hoje a Democracia é essencial e por meio dela são instituídos cargos e são decididos os poderes Executivo e Legislativo em nosso país, fazendo com que a Democracia seja um pilar principal em nossa sociedade, e colocando na mão do povo o poder de decidir a melhor gestão ao seu ponto de vista.

Viva a Democracia! Viva o Brasil! Viva a Independência!

 

Setembro Verde

por Pedro Damiano publicado 10/09/2021 10h15, última modificação 10/09/2021 10h46
Campanha Setembro Verde reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) no mês de Setembro promove o Setembro Verde que tem como intuito chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e no dia 21 de Setembro se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social.

A data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133/2005, em 14 de Julho, pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva. O verde foi escolhido por ser a cor da esperança, de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência.

A pessoa com deficiência sempre esteve longe dos espaços de fala e decisões, seja por preconceito, discriminação, estigma, a verdade é que a pessoa com deficiência é tratada por muitos com inferioridade.

É inegável o avanço que tivemos com a aprovação da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

E em nosso município foi aprovada a Lei Municipal n° 797, de 28 de Agosto de 2018, de autoria da atual  presidenta da Câmara - Tita do Assentamento, que instituiu no âmbito do Município de Iaras o Mês "Setembro Verde", dedicado a ações de inclusão social da pessoa com deficiência.

Setembro Amarelo

por Pedro Damiano publicado 10/09/2021 10h10, última modificação 17/09/2021 14h49
A Câmara Municipal de Iaras aderiu à campanha nacional de combate ao suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão.

fachada setembro

Segundo o site Setembro Amarelo, são registrados mais de 13 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Com todos esses dados o movimento Setembro Amarelo vem combatendo esse índice para que a mortalidade por suicídio diminua. Mesmo com um mês todo dedicado para esta causa, esse trabalho é feito o ano inteiro com a plataforma CVV (Centro de Valorização da Vida) que conta com cerca de 4 mil voluntários, em mais de 120 postos, prestam serviços voluntários e gratuitos 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldade e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos, os voluntários do CVV buscam ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorização à vida e consequentemente prevenindo o suicídio.

A Câmara Municipal de Iaras, durante todo o mês Setembro, manterá as luzes do prédio nas cores amarela e verde, aderindo à essa importante campanha (prevenção ao suicídio) e Setembro Verde (reforçando a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência).

Para mais informações acesse: https://www.setembroamarelo.org.br/  ou ligue 188 (CVV).

Câmara transmite Sessão ao vivo pelo facebook

por adm publicado 19/08/2021 15h45, última modificação 19/08/2021 16h03
A última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Iaras foi transmitida ao vivo

A Câmara Municipal de Iaras realizou a transmissão ao vivo da última Sessão Ordinária realizada no dia 16 de agosto de 2021, por meio da sua página oficial no facebook.

Essa foi a primeira sessão do legislativo de Iaras a ser transmitida de maneira ao vivo pela internet.

Ainda em fase de testes, a presidenta Tita do Assentamento pretende levar o assunto ao plenário da Câmara para que a partir de agora todas as sessões plenárias sejam transmitidas ao vivo.

Para uma primeira vez pode se considerar que foi um grande sucesso a transmissão, que chegou a ter mais 100 telespectadores assistindo simultaneamente, tendo o vídeo até o presente momento atingido quase a marca de 1.500 visualizações.

A presidenta disse ainda, que sua bandeira desde quando assumiu a presidência foi dar transparência à população, com isso há um aperfeiçoamento da gestão pública e maior participação popular.

Concluída a reforma do prédio da Câmara

por adm publicado 19/08/2021 15h05, última modificação 19/08/2021 16h02
Com a conclusão das obras, as sessões são realizadas na sede do Legislativo
Concluída a reforma do prédio da Câmara

Prédio da Câmara Municipal de Iaras

As obras realizadas foram necessárias devido a grandes problemas estruturais no prédio, como rachaduras, problemas de umidade e grande número de goteiras por problemas no telhado. 

Na realização das obras houve a substituição integral do telhado, troca do piso, pintura integral e benfeitorias para adaptações da edificação às normas de acessibilidade, como a retirada de obstáculos e construção de banheiro adaptado de acordo com as normas técnicas em vigor.

Foram também realizadas todas as adaptações necessárias na parte elétrica e construção de uma sala específica para abrigar os sistemas de tecnologia de informação, o que possibilitou a criação de um data center e uma rede estruturada de última geração para agilizar os trabalhos e garantir a eficiência dos serviços públicos e segurança das informações.

Como forma de garantir a preservação do patrimônio público, houve a instalação de sistema de monitoramento por câmeras e sistema digital de alarme contra invasão e incêndio.

Tita do Assentamento, presidenta da Câmara, informou que uma vez concluídas as obras e adaptações necessárias, será possível a obtenção do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, pois foram também instalados todos os requisitos necessários, como portas com barra anti-pânico e rotas de fuga para garantir total segurança aos frequentadores e colaboradores do Legislativo de Iaras.

Nota de solidariedade às famílias de vítimas da COVID-19

por adm publicado 19/08/2021 14h08, última modificação 19/08/2021 14h08
A presidenta da Câmara Municipal de Iaras expressa sua profunda solidariedade a todos os familiares e amigos das vítimas da COVID-19
Nota de solidariedade às famílias de vítimas da COVID-19

Bandeira a Meio Mastro

A presidenta da Câmara Municipal de Iaras  - Tita do Assentamento, expressa solidariedade a todos os familiares e amigos das vítimas da COVID-19, em nosso município: Tita do Assentamento: "É com profundo pesar que me dirijo a vocês familiares e amigos de todas as 24 vítimas que tivemos em nosso município, presto minhas mais sinceras condolências e votos de força e reflexão neste momento tão difícil de nossa história. Sabe-se que os casos em nosso município vem diminuindo à medida em que a população vai recebendo as doses da vacina, mas não podemos baixar a guarda e devemos continuar vigilantes e atentos à essa nova variante que vem se alastrando em todo o mundo a uma velocidade sem igual.

Tita do Assentamento em sinal de solidariedade e atendendo ao Decreto Estadual de luto, determinou o hasteamento das bandeiras a meio mastro.

A Câmara Municipal abriu suas portas a toda a população e determinou o retorno de servidores que já foram completamente imunizados, mas continua seguindo à risca todos os protocolos de segurança indicados pelas autoridades sanitárias.

Tribuna Livre

por adm publicado 19/08/2021 11h55, última modificação 19/08/2021 12h01
Câmara de Iaras garante o exercício da cidadania
Tribuna Livre

Tribuna Livre Iaras

Durante a realização da última sessão ordinária realizada na segunda-feira, 16 de agosto, a Câmara Municipal de Iaras deu início ao projeto denominado Tribuna Livre, como forma de garantir importante instrumento para o exercício da cidadania ao povo de Iaras.

A Tribuna Livre consiste em um espaço e o direito de uso da palavra durante as reuniões ordinárias para os cidadãos se expressarem sobre assuntos de interesse da comunidade local e apresentação de suas reflexões como forma de orientação para melhoria das ações do governo municipal.

O projeto para criação da Tribuna Livre foi de iniciativa da Vereadora Tita do Assentamento (Marilucia Pereira de Souza), que contou com o apoio dos demais vereadores para sua aprovação por unanimidade.

De acordo com a autora do projeto, a Vereadora Tita do Assentamento, a Tribuna “é a expressão ideal de quando chamamos a Câmara de a 'Casa do Povo'. Pois ali o cidadão pode expressar os seus anseios quanto aos andamentos do Poder Legislativo e Executivo.”

O primeiro cidadão a utilizar do espaço democrático da Tribuna Livre foi o professor Ronaldo Pereira de Souza e teceu grandes elogios ao Poder Legislativo pela brilhante iniciativa de garantir voz a toda população de Iaras.Ronaldo Pereira de Souza

A Tribuna Livre acontece durante após a ordem do dia das sessões ordinárias e cada cidadão interessado pode falar por 10 minutos, mediante inscrição prévia, limitada ao número de 02 inscritos por sessão.

O requerimento dos interessados deve ser protocolado na secretaria da Câmara, até às 17 horas da quarta-feira que antecede à sessão ordinária em que pretende fazer uso e deverá ser feito de forma escrita contento a descrição do assunto que será abordado e qualificação completa do interessado, lembrando que o assunto a ser tratado deve estar diretamente ligado e que diga respeito ao município de Iaras.

Com esse importante espaço democrático, o Poder Legislativo de Iaras garante o cumprimento do disposto no parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal, ao estabelecer que “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”

Retorno presencial do público às Sessões Plenárias

por adm publicado 11/08/2021 15h10, última modificação 16/08/2021 17h25
Com o avanço da vacinação e importante redução de casos da COVID-19 no município de Iaras, as Sessões Plenárias contarão novamente com a presença do público

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (março de 2020), a Câmara Municipal de Iaras, seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias, vem realizando suas sessões sem a presença de público.

Com a cobertura vacinal existente no município, tendo grande parte da população adulta recebido ao menos uma dose da vacina, bem como a redução dos índices de contaminação pela COVID-19, a Mesa Diretora, por meio do Ato da Mesa 10/2021, permitiu o retorno do público às sessões à partir da próxima Sessão Ordinária, que ocorrerá em 16/08/2021 (segunda-feira).

De acordo com o regulamento, neste primeiro momento, estão reservados dez assentos espalhados estrategicamente de maneira a se manter o distanciamento social.

Não se exigirá qualquer tipo de prévio cadastro, bastando ao cidadão interessado chegar com antecedência para garantir seu lugar nos assentos destinados ao público não sendo permitida a entrada de menores de 14 anos de idade. Atenção, o uso de máscara facial e a higienização das mãos com álcool 70%, permanecem sendo obrigatórios.

A Câmara Municipal de Iaras retoma as sessões plenárias em sua sede

por adm publicado 02/08/2021 14h50, última modificação 02/08/2021 17h58
Com a finalização dos trabalhos de reforma do Plenário Vereador Henrique Presser, as sessões plenárias voltarão a ser realizadas no prédio da Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Iaras retoma as sessões plenárias em sua sede

Plenário Câmara Municipal de Iaras

Hoje se inicia o segundo período da primeira sessão legislativa, da oitava legislatura (2021-2024) do município de Iaras.

Coincidentemente será a primeira sessão plenária desta legislatura a se realizar no prédio sede da Câmara Municipal, que até então vinha passando por reformas.

A presidenta da Câmara - Tita do Assentamento (Marilucia Pereira de Souza) ressalta também que a partir da próxima Sessão Ordinária (16/08/2021), a população poderá acompanhar presencialmente os trabalhos legislativos, desde que obedecidos todos os protocolos sanitários para se evitar a contaminação e propagação da COVID-19.

A representante do Legislativo ressalta ainda que nos próximos dias divulgará os procedimentos para que a população possa fazer uso da Tribuna Livre, cujo projeto de Resolução de sua autoria restou aprovado por unanimidade dos vereadores.

 

 

Audiência Pública para discussão do PPA e da LDO

por adm publicado 10/06/2021 15h49, última modificação 24/06/2021 16h17
Designada audiência pública para recebimento de sugestões da população para elaboração do PPA 2022-2025 e da LDO 2022.
Audiência Pública para discussão do PPA e da LDO

Audiência Pública PPA e LDO

A presidenta da Câmara Municipal de Iaras - Marilucia Pereira de Souza (PT), CONVIDA a todos a  participarem de audiência pública a ser realizada no dia 24/06/2021 (quinta-feira) a partir das 18h por meio da plataforma virtual "Google Meet" que poderá ser acessada por meio deste link (https://meet.google.com/vma-ikpy-eez).

A designação da audiência pública foi requerida pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Iaras, presidida pelo vereador Regiclebson do Carmo Gonçalves (PSDB), que também é composta pelos vereadores Rafael César Martins Oliveira (PSDB) e Valdemar del Peso Cortez (MDB).

O objetivo da audiência é o recebimento de sugestões, propostas, críticas, e visa promover o debate público sobre o projeto de Lei do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que são as peças orçamentárias mais importantes do município.

O Plano Plurianual foi encaminhado pelo Chefe do Poder Executivo - Marcos José Rosa, autuado nesta Câmara como Projeto de Lei nº 21/2021, que: "Dispõe sobre o Plano Plurianual - PPA do Município de laras, para o período de 2022 a 2025".

O  PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. O PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

Por sua vez o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias foi autuado nesta Casa de Leis como Projeto de Lei nº 20/2021, que "Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício 2022".

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Para isso, fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas.

ATENÇÃO. Contamos com a participação de toda a população e a sociedade civil organizada  de Iaras na elaboração dessas importantes Leis, podendo, desde já, encaminhar suas sugestões por email (contato@iaras.sp.leg.br) e WhatsApp (014-3764-1202).


As Sessões permanecem fora da sede do Legislativo

por adm publicado 13/05/2021 22h45, última modificação 13/05/2021 23h00
Com as obras de reforma do prédio da Câmara Municipal ainda em fase de finalização, as sessões permanecem em locais improvisados
As Sessões permanecem fora da sede do Legislativo

Plenário da Câmara dos Deputados

A legislatura 2021-2024 que se iniciou em 1º de janeiro do corrente ano, ainda não teve nenhuma sessão plenária realizada nas dependências do prédio da Câmara Municipal.

Com as reformas gerais que vêm se realizando na sede do legislativo municipal, os parlamentares, que seguem a pleno vapor, precisaram improvisar um plenário no prédio público cedido à Faculdade Estácio, para a continuidade dos trabalhos legislativos, que desde o início do ano até a presente data já conta com 23 Projetos de Lei, 1 Emenda à Lei Orgânica, 46 Requerimentos ao Executivo, e 233 Indicações ao Prefeito Municipal.

O plenário improvisado teve início na Quadra de Esportes da EMEF Julieta Buchdid Carvalho, e em março deste ano passou a se realizar no prédio onde funciona a Faculdade Estácio.

As obras de reforma do prédio da Câmara estão em fase de finalização, e provavelmente dentro de algumas semanas, as sessões plenárias deverão retomar seu local original, com toda infraestrutura, segurança e acolhimento de costume. 

Divulgado edital para seleção de estagiários

por adm publicado 13/05/2021 22h05, última modificação 26/05/2021 09h35
A Câmara Municipal de Iaras em parceria com o CIEE acaba de divulgar edital para processo seletivo de estagiários
Divulgado edital para seleção de estagiários

Banner Processo Seletivo Estágio

As vagas destinam-se a estudantes que estejam cursando ensino superior nas seguintes áreas: Direito, Administração, Administração de Empresas, Administração Pública, Gestão Pública, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Secretariado Executivo, 

Os estagiários deverão cumprir carga horária não superior a 6h diárias e farão jus ao recebimento mensal de uma Bolsa Auxílio no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) e Auxílio Transporte no importe de R$ 50,00 (cinquenta reais), e nos termos da Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, não haverá vínculo empregatício de qualquer natureza.

As inscrições e a prova online poderão ser realizadas gratuitamente, no período de 26 de maio de 2021 até às 12h do dia 7 de junho de 2021, no site do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) www.ciee.org.brATENÇÃO! As inscrições e as provas on line já podem ser realizadas basta acessar o site do CIEE ou clicar aqui para ir direto. 

A prova realizada de maneira online será constituída por 10 questões de de múltipla escolha, sendo 5 de língua portuguesa, 3 de conhecimentos gerais e 2 de matemática. O candidato terá o prazo de 2 minutos para responder cada uma das questões.

As vagas são destinadas a cadastro de reserva, mas há grande probabilidade da contratação de 2 estagiários tão logo seja divulgada a classificação definitiva. 

 

Reforma e adequações do Prédio da Câmara

por adm publicado 03/02/2021 01h00, última modificação 18/02/2021 02h22
A reforma do prédio da Câmara Municipal de Iaras está a pleno vapor

Há vários anos o prédio da Câmara Municipal de Iaras vem sofrendo com infiltração no telhado, havendo dezenas de goteiras chegando até mesmo a bicas d'água a depender do volume da chuva.

Diversas alternativas foram buscadas, como a troca de calhas, novas aberturas para saídas d'águas, etc. Nada disso foi capaz de resolver o problema que além de atrapalhar os trabalhos da Casa legislativa, estavam trazendo prejuízos ao erário, haja vista a deterioração das instalações e dos móveis da Câmara.

Assim, desde quando assumiu a direção dos trabalhos a presidenta Tita do Assentamento colocou como meta resolver definitivamente o problema.

Segundo a orientação de engenheiros especialistas a única solução seria a substituição completa do telhado e inversão de sua caída.

Assim se iniciaram as obras substituindo-se o telhado de fibrocimento por "telhas sanduíche" que possuem duas camadas de zinco e o meio de isopor, o que trará conforto térmico e acústico, gerando economia aos cofres públicos com redução no consumo de energia elétrica para climatizar o ambiente.

Aproveitando a realização das obras, buscou-se tornar o prédio da Câmara mais acessível, retirando degraus existentes no plenário, construindo um banheiro totalmente adaptado aos portadores de deficiência. Além disso a segurança do prédio também foi considerada ao construir uma sala dedicada às instalações do servidor de informática, central para câmeras de segurança e telefonia. O setor de arquivo da Câmara, também está sendo ampliado, de maneira a permitir o correto arquivamento de documentos.

Essas são apenas algumas das várias modificações que trarão economia, conforto e acessibilidade aos cidadãos iarenses.

Primeira Sessão Ordinária da Legislatura 2021/2024

por adm publicado 02/02/2021 01h00, última modificação 18/02/2021 01h42
A Câmara Municipal de Iaras realiza sua primeira sessão ordinária da legislatura 2021/2024

A primeira sessão ordinária realizada em primeiro de fevereiro de 2021 teve restrição de acesso ao público em razão das limitações impostas pelo Plano São Paulo de combate à COVID-19, e foi realizada na Quadra de Esportes da EMEF Julieta Buchdid Carvalho, em razão das reformas existentes no prédio da Câmara.

Os vereadores, mesmo com o recesso parlamentar do mês de janeiro, apresentaram diversas matérias legislativas dentre elas: uma proposta de emenda a lei orgânica do município, 2 projetos de Resolução, 6 requerimentos e 113 indicações.

As próximas sessões da Câmara serão realizadas na Quadra de Esportes da EMEF Julieta Buchdid Carvalho

por adm publicado 01/02/2021 01h00, última modificação 18/02/2021 01h23
A Câmara Municipal de Iaras realizará suas sessões ordinárias e extraordinárias na Quadra de Esportes da EMEF Julieta Buchdid Carvalho, enquanto durar a reforma de seu prédio

O prédio da Câmara Municipal de Iaras, desde o mês de novembro de 2020, vem passando por importantes reformas que visam a sua ampliação, acessibilidade e melhorias gerais.

Com o avançar das obras o plenário "Vereador Henrique Presser" se tornou inacessível, o que motivou os vereadores a buscarem um local alternativo para a realização das sessões.

Em reunião realizada na última semana, por unanimidade, os edis elegeram a Quadra de Esportes da EMEF Julieta Buchid Carvalho como um local adequado para a realização das sessões durante as reformas do prédio da Câmara.

Com isso houve entendimento com o prefeito Marcos José Rosa (Quinha), que prontamente cedeu o espaço ao legislativo municipal, garantindo a infraestrutura apropriada para realização das sessões, sem custos adicionais para administração.

A presidenta Tita do Assentamento asseverou que as reformas devem ser concluídas em meados de março, quando as atividades retornarão ao plenário da Câmara, que além das melhorias estruturais contará com diversas outras novidades. 

 

  

Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores foram empossados em Sessão Solene no dia 1º de janeiro

por adm publicado 04/01/2021 01h00, última modificação 30/01/2021 20h09
O Prefeito eleito Marcos José Rosa, o vice-prefeito Jonas Anis El Kassis, e os 9 vereadores tomaram posse em cerimônia realizada na Quadra de Esportes da EMEF Julieta Buchid Carvalho

Em cerimônia presidida pela vereadora que obteve o maior número de votos nas eleições do dia 15/11/2020, Marilucia Pereira de Souza, a Tita do Assentamento, na Quadra de Esportes da EMEF Julieta Buchid Carvalho, sem a presença de público, em razão das regras de distanciamento social, após a apresentação de diploma emitido pela Justiça Eleitoral e apresentar declaração de bens, empossou Marcos José Rosa (Quinha) e Jonas Anis El Kassis, respectivamente como prefeito e vice-prefeito do município de Iaras.

Foram empossados também os vereadores: Marilucia Pereira de Souza (Tita do Assentamento), Regiclebson do Carmo Gonçalves (Cateto do Régis), João Pereira Araújo Neto (João Araújo), Rafael César Martins Oliveira (Rafael da Lotérica), Silvio Pereira da Luz (Silvio Magrão), Mozart Peixoto Inácio (Zalo), Valdemar Gomes Del Peso Cortez (Valdemar Cortez), Orlandino Daniel e Denise Ramires Moura (Professora Denise).

Todos prestaram o juramento nos seguintes termos: “PROMETO EXERCER, COM DEDICAÇÃO E LEALDADE O MEU MANDATO DE (PREFEITO, VICE-PREFEITO e VEREADOR), PROMOVENDO E DEFENDENDO O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO, RESPEITANDO AS NORMAS CONSTITUCIONAIS E A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE IARAS”.

Em seguida, ainda sob a presidência da vereadora Tita do Assentamento, procedeu-se a eleição da Mesa Diretora, que ficou composta por: Presidente Tita do Assentamento; Vice-Presidente Orlandino Daniel; 1ª Secretária Professora Denise e 2º Secretário Rafael da Lotérica.

 

A Câmara Municipal de Iaras realizará a Sessão Solene de Posse na Quadra da Escola

por adm publicado 23/12/2020 01h00, última modificação 30/01/2021 20h09
Em razão das reformas estruturais do prédio sede do legislativo municipal e em atenção as regras de distanciamento social, a cerimônia de posse dos eleitos será realizada na Quadra de Esportes.

O plenário da Câmara Municipal está passando por reformas, razão pela qual a solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores, será realizada na Quadra de Esportes da EMEF "Julieta Buchid Carvalho" a partir das 20h do dia primeiro de janeiro de 2021.

Temos ainda que em razão da pandemia do coronavírus a quadra da escola é o local que melhor atende às recomendações de distanciamento social.

A cerimônia será realizada sem a presença de público, haja vista que a cidade estará na classificação vermelha de acordo com o Plano São Paulo. Assim, cada um dos eleitos poderá levar apenas 3 convidados.

A entrada no prédio somente será permitida após aferição de temperatura.O local é amplo e permitirá que todos fiquem distantes uns dos outros, será, também, disponibilizado álcool em gel para todos os participantes.

COMUNICADO - Lei das Eleições (Lei Federal no 9504/97)

por adm publicado 14/08/2020 00h00, última modificação 30/01/2021 18h12
Vedações da Lei Eleitoral

Em cumprimento à Lei Federal n. 9504/97, informamos que durante o período eleitoral (de 15/08/2020 à 15/11/2020), não serão publicadas novas notícias no site institucional do município, já que esta conduta é vedada por Lei. Em 16/11/2020 as notícias voltarão a ser veiculadas. Os demais serviços funcionarão normalmente.

Presidenta da Câmara de Iaras protocola ofícios ao executivo municipal

por adm publicado 29/06/2020 00h00, última modificação 30/01/2021 18h12
Tita do Assentamento solicitou ao prefeito por meio de ofícios a disponibilização de álcool em gel nos banheiros públicos e que seja regularizada a entrega dos kits alimentação aos alunos da rede pública

No último dia 26 de junho a Presidenta da Câmara Municipal de Iaras Tita do Assentamento, protocolou ao executivo municipal dois ofícios onde solicita  ao prefeito que seja colocado a disposição nos banheiros público da Praça Monção álcool em gel  e o sabonete líquido, outro ofício solicita a  regularização das entregas dos kits alimentação dos alunos da rede pública municipal e que uma ambulância seja disponibilizada 24 horas no ESF Rural do  Assentamento Zumbi dos Palmares, esses ofícios são pedidos ao prefeito para o bem da população e esperamos que eles sejam atendidos , destacou a Presidente da Câmara TITA DO ASSENTAMENTO.

Projeto que reduzia cargos comissionados na Câmara de Iaras foi rejeitado por maioria de votos dos vereadores da casa

por adm publicado 23/06/2020 00h00, última modificação 30/01/2021 18h12
O PLC nº 09/2020 tinha como objetivo reduzir cargos comissionados e adequar os demais às regras constitucionais, mas por pressão política acabou sendo rejeitado pela maioria dos vereadores

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Iaras apresentou o Projeto de Lei Complementar nº 09/2020, na última segunda feira em sessão extraordinária, o projeto no qual pretendia alterar as atribuições dos cargos de provimento em comissão ja existentes nos quadros de servidores do legislativo de Iaras, bem como extinguir uma das vagas existentes. O referido projeto de lei busca adequar as atribuições dos cargos comissionados de maneira a se compatibilizarem com a constituição federal, o referido projeto foi rejeitado por 6 votos contrario e 3 a favor do projeto de lei, que no final de semana teve repercussão após uma postagem no Facebook fazendo crer que a câmara municipal estaria criando novos cargos e consequentemente aumentando gastos públicos com o funcionalismo público, o que foi prontamente desmentido na Página oficial da Câmara no Facebook, assim se instaurou verdadeira polêmica na cidade fazendo então com o que os edis acabassem votando contra o projeto.
Estou com a consciência tranquila mesmo o projeto sendo rejeitado pela maioria dos vereadores, procurei fazer o melhor Infelizmente foi reprovado, destacou a Presidenta da Casa Tita do Assentamento.

Câmara de Iaras solicita ao Prefeito Municipal a testagem da população para a Covid-19

por adm publicado 23/06/2020 00h00, última modificação 30/01/2021 18h12
Testagem em massa garante o controle da doença

Os vereadores da Câmara Municipal de Iaras solicitaram ao prefeito municipal que proceda a aquisição de exames para realização massiva de testes da Covid-19, especialmente em razão da existência de casos positivos noticiados no município de Iaras.

Seria importante a testagem da população para sabermos a realidade do nosso município principalmente àqueles pacientes que ficam assintomáticos, destacou a Presidenta da Câmara Tita do Assentamento.

Câmara de Iaras solicita ao Prefeito Municipal a aquisição de álcool gel para as repartições públicas

por adm publicado 23/06/2020 00h00, última modificação 30/01/2021 18h12
Disponibilização de álcool em gel pode ser crucial para o combate a contaminação pelo novo coronavírus

Os vereadores da Câmara Municipal de Iaras solicitaram ao prefeito municipal que proceda a através do setor competente a aquisição e a disponibilização de álcool em gel nas repartições públicas do Poder Executivo de Iaras, principalmente nos locais que prestam atendimento â saúde e a disponibilização de álcool em gel para as pessoas carentes do município.
O álcool em gel é muito importante ao combate da pandemia então solicitamos ao prefeito que disponibilize aos carentes o álcool em gel e nas repartições publicas também, frisou a Presidenta da Câmara Tita do Assentamento.

Nota de esclarecimento sobre o PLC nº 09/2020

por adm publicado 21/06/2020 00h00, última modificação 30/01/2021 18h12
A Câmara Municipal de Iaras traz esclarecimentos contra fake news divulgadas em redes sociais.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Iaras apresentou o Projeto de Lei Complementar nº 09/2020, no qual pretende ALTERAR as atribuições dos cargos de provimento em comissão JÁ EXISTENTES nos quadros de servidores do legislativo de Iaras, bem como EXTINGUIR uma das vagas existentes. Referido projeto de lei busca adequar as atribuições dos cargos comissionados de maneira a se compatibilizarem com a constituição federal. Portanto se trata de FAKE NEWS algumas notícias veiculadas em redes sociais, onde dizem que a Câmara de Iaras estaria criando novos cargos comissionados, o que se mostra totalmente inverídico e a Mesa Diretora buscará as medidas legais contra divulgação e disseminação de informações falsas, pois pelo contrário, o PLC busca em verdade extinguir vaga existente, de maneira a diminuir os cargos destinados ao provimento em comissão.

Câmara de Iaras retoma atividades internas a partir desta segunda-feira

por adm publicado 03/06/2020 00h00, última modificação 30/01/2021 18h12
As atividades presenciais deverão ser retomadas para os servidores que não se encontram no grupo de risco

A Câmara de Iaras resolveu por deliberação da Mesa Diretora da Câmara que as atividades presenciais serão retomadas a partir da próxima segunda feira (08/06/2020) em período integral, porém o acesso ao público permanecerá restrito em razão das determinações e orientações das autoridades de saúde.

A população continuará sendo atendida pelos canais de comunicação Whatsapp e email oficial que continuam à disposição dos munícipes.

O momento ainda é de prevenção, de tomarmos todos os cuidados contra essa pandemia, mas é um recomeço importante para todos os colaboradores, vereadores e em breve vamos voltar ao normal, destacou a Presidenta da Casa Tita do Assentamento.

Ações do documento