02 de abril e a Conscientização do Autismo

por Luana Lacerda publicado 31/03/2022 14h30, última modificação 01/04/2022 13h01
Município adotou estratégias para promover mais ações para pessoas com deficiência

O segundo dia de abril é o dia nacional para a conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008 e ela tem o objetivo de chamar a atenção para o transtorno que atinge cerca de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo.

O que é o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos no desenvolvimento da comunicação, da aprendizagem e de relações sociais e/ou afetivas. Mas é necessário ressaltar que não é um transtorno único e não deve ser visto como uma verdade absoluta para todas as pessoas com TEA.

De acordo com a Lei nº 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo identificação precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.

Setembro Verde, adotado pelo município, busca ações de inclusão.

Em nosso município foi aprovada a Lei Municipal n° 797, de 28 de Agosto de 2018, de autoria da atual presidenta da Câmara, Tita do Assentamento, que instituiu o mês "Setembro Verde", dedicado a ações de inclusão social da pessoa com deficiência.

Em setembro de 2021, a Câmara Municipal sediou evento do "Setembro Verde". Houve um ciclo de debates sobre a inclusão social da pessoa com deficiência e o evento contou com participação de uma mãe com filho diagnosticado com TEA.