Quem foi Henrique Presser?

por Luana Lacerda publicado 13/06/2022 15h45, última modificação 15/06/2022 15h03
Conheça a história do homem que deu nome ao Plenário

Na resolução n°002/2008, o Plenário da Câmara Municipal de Iaras passou a se denominar “Plenário Vereador Henrique Presser”. Mas quem foi esse homem e como contribuiu ao município para ganhar tal honraria?

Henrique Presser nasceu em 1917, no antigo Núcleo Colonial Monção – hoje município de Iaras. Era filho de imigrantes austríacos que chegaram aqui em 1912, por isso sua língua materna era o alemão.

Estudou três anos no Grupo Escolar Iaras e durante a adolescência auxiliava sua família na pequena agricultura do sítio em que morava. Aos 18 anos, foi convocado para servir ao exército no Quartel de Quitauana em São Paulo. Henrique serviu no batalhão da enfermaria, que permitiu que ele retornasse para Iaras com uma nova visão do mundo: desenvolveu um grande interesse pela ciência.

Começou a auxiliar a comunidade com seus conhecimentos. Atendia doentes, aplicava injeções, indicava tratamentos. A população local que já o respeitava passou então a  admirá-lo.

Em 1940, Henrique casou-se com Eliza Marchi, com quem teve cinco filhos. Após um parto traumático de sua esposa, Henrique assumiu a responsabilidade dos partos vindouros e procurou mais conhecimento sobre o assunto. Treinou a esposa e ambos atendiam gestantes em trabalho de parto na região.

Era uma pessoa que buscava aprender. Henrique ampliou experiências na prestação de serviços sanitários, começou a auxiliar em questões veterinárias, dedicou-se à agricultura mecanizada – foi o primeiro a praticar métodos de irrigação natural. Também se dedicou as mais diversas produções agropecuárias. Na década de 50, tornou-se subdelegado.

Henrique foi eleito vereador, representando o distrito de Iaras na Câmara Municipal de Águas de Santa Bárbara, entre 1961 até 1977. Lá em 1970, Henrique doou uma parte de suas terras para a prefeitura, com o objetivo de desenvolver Iaras. Essas terras foram divididas em pequenos lotes e doadas a pessoas de baixa renda.

Henrique nunca deixou a vida política. Até o final de sua vida, aconselhou e articulou campanhas. Faleceu aos 81 anos, no dia 19 de abril de 1998. A homenagem não passa de um pequeno gesto em comparação as suas contribuições notáveis para Iaras.