Proclamação da República

por Gustavo Mendes publicado 15/11/2023 18h20, última modificação 15/11/2023 20h02
Ocorreu em 1889 a Proclamação da República no Brasil

A Proclamação da República no Brasil ocorreu em 1889 com a participação de militares influenciados pelo positivismo.

A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889, representando o fim do Segundo Reinado e o início do período republicano.

Desde a Guerra do Paraguai, os militares fortaleceram-se como grupo social e almejavam maior participação na política. O Clube Militar no Rio de Janeiro se tornou local para discussões sobre as causas republicanas.

Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu a participação militar na política brasileira durante o Segundo Reinado. E foi justamente um levante miliar o responsável pela deposição do segundo imperador brasileiro.

A Proclamação da República foi liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca.

Assim o dia 15 de novembro é feriado Nacional.

A Câmara Municipal de Iaras deseja um excelente feriado a todos.