O que é a Tribuna Livre?

por Luana Lacerda publicado 21/06/2022 15h30, última modificação 24/06/2022 15h07
Descubra essa ferramenta de espaço democrático

A resolução n°001/2021 instituiu a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Iaras, demonstrando uma disposição em desenvolver um trabalho em conjunto com a população, escutando suas reivindicações. Entretanto, o que é a Tribuna Livre?

Entende-se por Tribuna Livre, o direito de uso da palavra por qualquer cidadão que a requerer, para apresentar suas reflexões sobre temas acerca do nosso município ou reinvindicações de interesse público durante o expediente da sessão ordinária. Ela possui o prazo máximo de vinte minutos por sessão.

Esse espaço democrático é necessário para dar voz à população Iarense, para que expressem as ocorrências em nosso município, apontem trabalhos de vereadores e participem dos debates legislativos. Com essa iniciativa, a Câmara se torna a 'Casa do Povo'.

Para participar da Tribuna, é necessário se inscrever até às 17h00 da quarta-feira que antecede à sessão ordinária. Então será feito um requerimento com as seguintes informações: assunto a ser abordado e qualificação do interessado (estado civil, profissão, número do RG e CPF, endereço, e-mail e telefone).

Cada sessão ordinária permite a participação de dois cidadãos, cada um com dez minutos de direito de fala. Os inscritos serão informados preferencialmente via e-mail sobre a data da sessão em que poderão ocupar a Tribuna Livre, de acordo com a ordem de inscrição.