Independência do Brasil

por Pedro Damiano publicado 10/09/2021 10h25, última modificação 10/09/2021 11h08
A Câmara Municipal de Iaras celebra o dia da independência

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Esse feito é o grande momento onde o país deixa de ser uma colônia portuguesa e passa a ser uma nação independente, o Brasil se desvinculava definitivamente de Portugal.

Com esse ato em 1822 deu início a Democracia no Brasil que só foi concretizada no dia 15 de Novembro de 1889 com a Proclamação da República onde o país deixava de ser império e se tornava república, no transcorrer da história brasileira, entretanto, nem sempre a democracia prevaleceu. Passamos por ditaduras, eleições suspensas ou indiretas e cassações políticas.

Nossa atual fase democrática ainda é recente. Foi iniciada após a abertura política, que teve seu ápice na primeira eleição presidencial, em 1989, após o fim das eleições indiretas que prevaleceram no período da ditadura militar.

Hoje a Democracia é essencial e por meio dela são instituídos cargos e são decididos os poderes Executivo e Legislativo em nosso país, fazendo com que a Democracia seja um pilar principal em nossa sociedade, e colocando na mão do povo o poder de decidir a melhor gestão ao seu ponto de vista.

Viva a Democracia! Viva o Brasil! Viva a Independência!