Aniversário do Assentamento Zumbi dos Palmares

por Pedro Damiano publicado 19/11/2021 17h50, última modificação 20/11/2021 16h33
O Assentamento Zumbi dos Palmares completa hoje 23 anos de sua fundação

No dia 20 de novembro de 1995, chegaram em nosso município de Iaras, os primeiros integrantes Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, em busca de espaço para se instalarem e iniciarem o cultivo das terras em forma de agricultura familiar.

São 26 anos de árdua luta, e conta atualmente com mais de 400 famílias assentadas. Essa luta política e jurídica proporcionou a mudança da densidade demográfica do município, desconcentrando o uso da propriedade da terra, trazendo investimentos estruturais, produção agrícola e pecuária, movimentando a economia local e regional.

Sabemos da importância social e de grande impacto que o movimento tem na cidade de Iaras e no Brasil, como um todo.

Vale citar que a Lei Municipal nº 758, de 19 de abril de 2017, de autoria da vereadora Tita do Assentamento, introduziu a data no calendário municipal de eventos e comemorações.