A câmara e os Três Poderes

por Luana Lacerda publicado 26/05/2022 09h48, última modificação 26/05/2022 11h22
Saiba a função de cada Poder e o papel da câmara

Você sabe o porquê da existência dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário? E por que eles foram divididos?

Essa divisão é resultado de um debate antigo. Filósofos famosos argumentavam que o poder não poderia ficar concentrado em apenas um lugar, pois causaria injustiças e corrupções. Séculos mais tarde, esse debate resultou na seguinte repartição: Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário. Mas o que cada um faz?

Poder Legislativo é responsável por elaborar e fiscalizar a execução das leis. Ela se divide em algumas esferas: federal (deputados federais e senadores), estadual (deputados estaduais) e municipal (vereadores). É nesse último que a Câmara Municipal aparece.

Poder Executivo, assim como seu nome sugere, é responsável por executar as leis, propor planos e administrar interesses públicos. Também se divide em três esferas: federal (presidente da república e ministros indicados por ele), estadual (governadores estaduais) e municipal (prefeitos).

Poder Judiciário é responsável por interpretar a lei e julgar os casos. É representado pelos juízes, ministros e desembargadores.

Como podemos ver, a Câmara Municipal abriga o Poder Legislativo de um município. Daqui saem as formulações de leis, aprovações ou vetos de ações da prefeitura.

karen brasil
karen brasil disse:
17/01/2023 12h49
não posso acreditar que o Lula aumentou o auxilio reclusão em 500 à mais e o salário mínimo em 87,68 à mais,só queria saber se é justo beneficiar um ladrão ou um pai de família que trabalha 30 dias duro para sustentar à família,auxilio reclusão para à família do presidiário ficar em casa sem fazer nada,nem contribui com o governo,aí um trabalhador que paga seu imposto,ainda paga para o presidiário está preso ganhe menos isso tá errado.